Amor pela Educação!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

PROJETO SOBRE MUNICÍPIOS CANAVIEIROS
Desenvolvido pelas professoras Jezaine, Sara e Suelâine. 


ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRENE CÂNDIDA DE JESUS

Jezaine Teodoro da Silva Ferreira
Sara Teodoro Jorge da Silva
Suelâine Vieira de Souza Oliveira




DERIVADOS DA  CANA DE AÇÚCAR



Vicentinópolis/GO
Novembro/2012







OBJETIVO GERAL

             O objetivo desta aula é  falar sobre a exploração da cana-de-açúcar no país, comparando o passado e o presente, levando em consideração algumas questões como: funcionamento dos engenhos; exploração dos escravos e as formas atuais de trabalho, proporcionando às crianças um contato com esta tipologia textual de forma divertida e contextualizada, através da realização de receitas em sala de aula, possibilitando a habilidade de empregar os conhecimentos, despertando o prazer em realizá-los.


OBJETIVOS ESPECIFICOS
        Compreender a importância do cultivo da cana-de-açúcar;
        Reconhecer a cultura da cana-de-açúcar como alternativa e fonte de renda;
        Elaborar receitas e conhecer derivados da cana-de-açúcar;
        Compreender a historia da cana-de-açúcar e identificar a sua origem;
      Levar os alunos à Usina Caçu e mostrar todo o processo que ocorre, desde o plantio até a comercialização do açúcar e etanol;
      Levar para sala de aula  reportagens sobre o uso de biocombustíveis e textos históricos sobre a produção de cana de açúcar no Brasil.



CONTEÚDOS
        Brasil Colonial;
        Produção Açucareira.



PÚBLICO-ALVO: Alunos do 1º e do 4º Ano do Ensino Fundamental com idade de 06 a 12 anos.



DURAÇÃO: 12 aulas




A IMPORTÂNCIA DESTE ESTUDO
 
            Trabalhar este tema em sala de aula é muito importante, pois é um tema recorrente na atualidade. Para os estudos sobre esse assunto atingirem maior profundidade, é muito importante que os estudantes conheçam as raízes históricas do uso da cana-de-açúcar no país. Dessa maneira, poderão perceber que questões contemporâneas se relacionam com ações de sujeitos históricos do passado e que a cana-de-açúcar, que hoje é uma fonte de riqueza, também sustentou nossa economia em outras épocas da história. Foi um início de uma atividade tão doce, mas tão amarga para os trabalhadores!



DESENVOLVIMENTO

Para realização do projeto utilizamos com os alunos do 4º ano pesquisas na internet, aulas apresentadas nos slides, aulas de campo, dialogadas e práticas para compreender a importância do cultivo da cana-de-açúcar, identificando a história e a sua origem.


1ª etapa:
Neste primeiro momento houve uma discussão pedagógica sobre o enfoque a ser abordado nesse projeto sendo escolhida “A cana-de-açúcar e seus derivados”, dando ênfase ao cultivo da cana-de-açúcar, onde as atividades serão desenvolvidas de formas individual e coletiva com a interação professor/aluno em sala de aula, valorizando questões relacionadas ao funcionamento dos engenhos de açúcar, a exploração dos escravos e dos trabalhadores rurais contemporâneos e a produção no sistema de monocultura.


2ª etapa:
Nesta segunda etapa foi ministrada para os alunos do 4º ano, uma aula através de data show, mostrando como era a produção de açúcar no passado e no presente através de imagens e textos, em seguida, passamos dois vídeos onde mostra todo o processo industrial do álcool e açúcar, e logo após as apresentações, foi distribuído um questionário onde os alunos responderam de acordo com o que assistiu nos vídeos.

3ª etapa:
Nesta terceira etapa, foi feita uma discussão com os alunos sobre o assunto proposto, traçando os objetivos do projeto e a realização do trabalho, propondo-se uma palestra demonstrativa com técnicos de segurança da usina Caçu e visita a uma propriedade onde se cultiva a cana, para melhor conhecimento e esclarecimento sobre a cultura da cana-de-açúcar, onde podemos perceber que este deve ser um momento de diálogo, já que é muito importante que os alunos sintam à vontade para expor suas dúvidas e opiniões.

4ª etapa:
Nesta quarta etapa, elaboramos um comunicado juntamente com um termo de autorização e responsabilidade aos pais a fim de sensibilizá-los quanto à importância da aula de campo.

5ª etapa:
Após ter discutido sobre a cana-de-açúcar em sala de aula através de slides, vídeos, textos extraídos da internet, chegou a tão esperada aula. A aula de campo.
Neste dia, saímos às 08:00h com destino à Usina Caçú, foi uma viagem tranquila, apesar de estar chovendo muito. Chegamos lá, o Técnico de Segurança Renato já estava nos esperando e a partir daí se deu início a aula. Devido a chuva ser constante, toda a explanação sobre o assunto foi realizada dentro do ônibus, mesmo assim, foi muito gratificante. Após a apresentação do Renato, fomos conhecer desde o plantio até o produto final (álcool e açúcar).
Em primeiro lugar visitamos a área de plantio, em seguida o corte manual, colheita mecanizada, moenda, ETA (Estação de Tratamento de Água), Caldeira, Tratamento de caldo, Barracão de açúcar, Fermentação, Centrífuga, Destilaria, Carregamento de álcool. Em cada setor, o ônibus dava uma paradinha de 05 a 10 minutos onde o Técnico de Segurança Renato fazia o comentário, respondia as perguntas que eram muitas e com isso percebemos que os alunos gostaram muito porque a participação foi constante.

6ª etapa:
Nesta aula, foi proposto aos alunos do 4º ano, fazer um relatório sobre a aula de campo.

7ª etapa:
Após conhecermos toda a história e origem da cana; seus benefícios; elaboramos em sala de aula juntamente com os alunos uma receita de bolo utilizando caldo de cana e melado. Nestas aulas foram mostrados aos alunos alguns derivados da cana-de-açúcar, como:
       melado;
       rapadura;
       açúcar cristal;
       açúcar mascavo;
       glaçúcar;
       garapa;
      e também levamos a cana-de-açúcar.



AVALIAÇÃO

            Serão avaliados os trabalhos realizados em sala de aula e de campo; produção de textos realizados pelos alunos do 4º Ano (relatórios)  e outras atividades em grupo  e os desempenho dos alunos nas pesquisas, conteúdo  apresentado e nível de aprendizagem.



Um comentário:

  1. Oi Jezaine!
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Também sou professora e pode contar comigo!
    Bjos e feliz 2013!
    Até mais!
    www.rosangelaprendizagem.blogspot.com
    www.rosangelavalipsicopedagogia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que horas são?